domingo, 16 de setembro de 2012

LINHAÇA


Olá, sou Juliana Baptista, filha da Luciani e amiga da Eli e da Tati.
Quero muito poder ajudar de alguma forma a elas e a todas as pessoas que se encontram na mesma situação... Querendo perder peso. Por isso sou estudante de Nutrição e espero ajudar muita gente, seja pelo blog, seja pessoalmente, seja com as informações que lerão aqui e repassarão para seus amigos/colegas/parentes...
Espero ajudar!


--> Pra começar hoje vou passar a receita de uma Maionese de Linhaça! Fiz durante uma aula na faculdade e amei, super leve e deliciosa! A receita: 

1/2 xícara (chá) sementes inteiras de linhaça;
1/2 xícara (chá) de água (filtrada ou mineral);
3 limões;
Óleo ou azeite extra virgem;
Temperos à gosto.

Deixe a linhaça de molho em um tempo mínimo de 40 minutos (água até que cubram as sementes);
Coloque a linhaça e a água(da receita, não a usada na hidratação) no liquidificador e bata, junte o óleo/azeite e adicione os limões aos poucos (experimentando);
Se não ganhar consistência cremosa de maionese adicione óleo/azeite até obter consistência, lembrando que deve ser colocado em fios de pequenas quantidades.
Tempere à gosto e sirva ! 

A linhaça:

É considerada alimento funcional, pois além de ser saudável ainda traz benefícios extras à saúde, pela presença do ácido graxo ômega-3, fibras, lignanas e proteínas. Porém seu consumo é pequeno devido à falta de hábito alimentar e, também pela carência de informações dos consumidores.
As recomendações quanto ao consumo diário de linhaça para alcançar a ingestão de ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) é de porções de 8 g (1 colher de sopa) de semente de linhaça moída ou 2,5 g (1/2 colher chá) de óleo de linhaça por dia.
Pesquisas recentes sugerem que sua ingestão desempenha papel relevante na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, sendo assim tão importante seu consumo diário.



--> Enfim pessoal, é isso por hoje, qualquer duvida é só comentar que eu procurarei responder!! Alguma sugestão também! 
Até a próxima!!! Boa semana de um grande consumo de linhaça ! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário